Blog

A gestão da liderança e comunicação na construção civil

A gestão da liderança e comunicação na construção civil

Saiba como administrar projetos de forma eficiente
A indústria da construção civil é organizada em projetos e a teoria e prática da produção dominante são influenciadas intensamente pelos conceitos e técnicas da área denominada gestão de projetos.

Apesar do desenvolvimento e considerada maturidade da teoria sobre a gestão de projetos vigente (bem como dos métodos, técnicas e ferramentas associados a essa teoria), há um bom número de projetos que apresentam problemas, tais como excesso de custos, prazos não respeitados e níveis de desempenho abaixo do previsto.

A utilização eficiente da comunicação pelos líderes é considerada como um dos fatores de sucesso para a gestão de projetos na indústria da construção civil. A comunicação humana foi sempre central para a gestão das organizações, para a produção de mudanças organizacionais e para a gestão de projetos. Em uma comunicação gerencial é importante pensar estrategicamente sobre comunicação, a fim de aumentar a probabilidade de obter a resposta desejada e conseguir os objetivos da organização.

O artigo “Liderança e Comunicação na Gestão da Construção Civil” aborda esse assunto e tem como proposta a discussão da mudança do papel de liderança através da compreensão da comunicação na gestão de projetos da construção civil, em conceitos novos da produção, como a construção enxuta (lean construction).

Outro item apresentado é um levantamento de conceitos associados à comunicação organizacional e de gestão de projetos, onde são observadas duas formas distintas de interpretar o fenômeno da comunicação.

Fonte: Ufrgs